Uma coisa do freak do Caeiro que deve ser tomada como referência para os que gozam de ser Portugas.

Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver no Universo ... por isso a minha aldeia é tão grande como outra terra qualquer, porque eu sou do tamanho do que vejo e não do tamanho da minha altura ...

segunda-feira, 18 de dezembro de 2006

Já é conhecida a lista dos 21 monumentos Portugueses a serem elitos pelo povo. De notar que nenhum dos conjuntos urbanos classificados pela Unesco foi contemplado na escolha.

As gravuras paleolíticas de Foz Côa, Património da Humanidade e a Ponte Maria Pia, obra de Eiffel, considerada um ícone mundial da engenharia, são dois dos monumentos preteridos na escolha do júri que elegeu os 21 monumentos donde sairão, por votação online, até Julho próximo, as "Sete Maravilhas de Portugal". A minha quinta em Bucelas é boa demais para ser posta a votos.

A atenção do júri incidiu sobre uma listagem de 77 monumentos, a qual não incluía, à partida, nenhum exemplar da arquitectura abaluartada seiscentista e setecentista (praças-fortes de Valença, Almeida ou Elvas), nenhuma fortaleza marítima (Forte da Ínsua/Caminha, São Julião da Barra, Nossa Senhora da Luz/Cascais, castelo de São João Baptista/Angra do Heroísmo) nem nenhum dos conjuntos urbanos classificados pela Unesco: Ribeira do Porto ou Évora intra-muros.

Algumas jóias da época medieval, como as aldeias amuralhadas de Sortelha ou Marialva, também ficaram liminarmente de fora.

Perante um processo de escolha controverso e uma lista final que excluiu algumas das jóias do património português, destacando, em contrapartida, lugares-comuns como o templo romano de Évora ou o castelo de Guimarães, o debate está aberto e os leitores do Expresso poderão dizer da sua justiça (leia mais este sábado no edição do EXPRESSO em banca).

Para votar no que lhe cheira ser, o maior, o mais belo e mais coiso monumento Luso, carregue com o cursor do ratito AQUI.

2 comentários:

  1. Pá...! E a estátua do Eusébio?
    Isto é boicote. Cheira-me a dedo do Pinto da Costa.
    E a ponte que separa a Fonte Santa de Palhais? É por ter uma barraca de ciganos lá ao lado?
    E o tarôlo do Reinaldo que rebentou com o bujon da gaja loira das Doce?
    Racismo e xenofobia é o que é!
    Bem eu cá voto no José Hermano Saraiva!

    ResponderEliminar
  2. Outros monumentos não citados;

    - Ponte 25 de Abril
    - Lili Caneças
    - A cabeça da velha na Serra da Estrela
    - O Cristo Rei
    - A toca do Panda
    - Tomás Taveira
    - O cão da Ti Umbelina
    - Valentim Loureiro
    - O castanheiro do meu quintal
    - D. José Policarpo
    - Floribela

    ResponderEliminar

OS COMENTÁRIOS SÃO DA RESPONSABILIDADE DE CADA UTILIZADOR.

Powered By Blogger