Invasão Iraque - Bush e Blair falsearam relatório sobre armas
Ex-inspector da ONU, Hans Blix, acredita que o dossier sobre os programas de armamento foi manipulado de propósito
Bush e Blair falsearam o relatório oficial da ONU sobre as armas do Iraque para poderem invadir o país em 2003. A acusação foi feita pelo homem que chefiou a investigação das Nações Unidas às alegadas armas de destruição em massa iraquianas.
Numa entrevista à televisão britânica Sky News, Hans Blix diz que não tem provas absolutas de que houve má fé, tanto por parte do presidente americano como do primeiro-ministro britânico mas, ainda assim, não deixa de ser demolidor, sobretudo com a administração Bush.
«Eles levaram a cabo uma caça às bruxas. Queriam que qualquer coisa servisse de prova de que os iraquianos tinham armas de destruição em massa. Nós só procurávamos a verdade, nunca assumimos que as tinham, nem que não as tinham.»,
acusou o ex-inspector.
Hans Blix diz que bastavam mais uns poucos meses de investigação para confirmar que afinal Bagdad não tinha as tão temidas armas. O suficiente para evitar a guerra.
Um conflito que tem sido uma verdadeira tragédia para os iraquianos e que, na opinião de Blix, teve como único resultado positivo o fim do regime de Saddam Hussein.
O relatório oficial da ONU, posteriormente desacreditado, foi na altura manipulado, com Washington e Londres a acusarem Bagdad de possuir grande quantidade de armas químicas e biológicas que nunca foram encontradas, mas que serviram para justificar a invasão.
O mais incrível é que basta mudar os pontos de interrogação (?) para pontos de exclamação (!) para se dar a merda que deu. E nós arcamos com as consequências e ficamos caladinhos.
Se a politica fosse limpa e honesta os gajos nao se matavam para subir para o poleiro! Conheces alguem ligado à politica que tenha tido posição de destaque e que nao tenha sido comentado por situações ilicitas?
ResponderEliminarSusana