Uma coisa do freak do Caeiro que deve ser tomada como referência para os que gozam de ser Portugas.

Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver no Universo ... por isso a minha aldeia é tão grande como outra terra qualquer, porque eu sou do tamanho do que vejo e não do tamanho da minha altura ...

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Cuidado com o degrau

Conhecer o derrotismo é conhecer o natural de Portugal, sem dúvida uma das características do nosso povo.

Nunca lutámos internamente, nunca levámos nem demos umas valentes galhetas ... tá bem pronto, assassinou-se um rei e depois?! Ah, deu nesta teia de usurpa sem antecedentes! Bem, o Mundo releva para último plano o conformismo, nós não, fazemos gáudio dele, exultamos a derrota, o queixume do qual o nosso fado se reveste.

Dizemos com regularidade, de tal maneira que vivemos o sermos menos. Se temos um problema para ultrapassar, vejo-me grego; se alguma coisa é difícil de compreender, para mim é chinês; se trabalho de manhã à noite, trabalho que nem um mouro; aparece uma invenção moderna e mais ou menos inútil, mais uma americanice; se alguém mexe em coisas que não deve, é mesmo como o espanhol; se alguém vive com luxo e ostentação, oh prá quilo ...é à grande e à francesa; se alguém quer causar boa impressão aos outros, aquilo é só para inglês ver; se tentam regatear o preço de alguma coisa, irra que é pior que um marroquino; e quando alguma coisa corre mal, é mesmo à portuguesa.

É isto meu povo, somos isto. Temos que ter cuidado por onde andamos e que escadas queremos calcorrear, mas temos que ter muito cuidado para não tropeçar no degrau da desvalorização, temos que acreditar em nós e conseguir.

Temos que medir o tamanho do passo a dar, para não tropeçarmos e sermos vencidos pela pequenez.

2 comentários:

  1. De acordo!! E afinal, nós somos Grandes! Tu, por exemplo, és brilhante.

    ResponderEliminar
  2. Acredita minha amiga, que, se de todos nós, pelo menos um em cada dois, tentar motivar o outro para que veja sem tabus que a desistência e o absoluto vassalismo não tem que ser constante - há que saber ser humilde quando temos que o ser -, acredito que se consiga fazer alguma coisa de positivo, mas até lá ...

    ResponderEliminar

OS COMENTÁRIOS SÃO DA RESPONSABILIDADE DE CADA UTILIZADOR.

Powered By Blogger