Uma coisa do freak do Caeiro que deve ser tomada como referência para os que gozam de ser Portugas.

Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver no Universo ... por isso a minha aldeia é tão grande como outra terra qualquer, porque eu sou do tamanho do que vejo e não do tamanho da minha altura ...

segunda-feira, 27 de novembro de 2006

... e a Ribeira da Toca do Panda encheu e transbordou

Foi assim que iniciei o meu sábado de tarde. A Ribeira encheu, galgou e escangalhou a vedação.

Ora porra senhores ouvintes, que chatice, fiquei mesmo arreliado.

Sábado de manhã, preparávamo-nos para ir ao mercado para as compras de fim-de-semana (ali em Bucelas é tudo fresquinho e a preços da uva-mijona, até o Kunami é de borla), quando eis senão que a vizinhança nos alerta:
- "Cuidado que os seus cães andaram outra vez de volta da criação ali da vizinha ... os patos andavam numa correira e ..." e nós ficámos perplexos.

Está bem que os meus cães já tinham morto uns patos, umas galinhas, um frango, mas tudo isto antes da quinta estar vedada, agora, nesta altura??!! Tudo vedado??!! Deveria ser impossivel, nunca mais tinha acontecido nada. Mas foi possivel pois, os cães fugiram e andaram num devairio com os bichos de penas.

A vedação junto à ribeira cedeu à força das águas, e juntamente com as canas cortadas, o lixo e lama que a corrente trazia, fizeram a rede tombar bem como aos 8 postes que a suportavam. Foram quase trinta metros de vedação ao chão. A ribeira quase que dá para fazer "Rafting", parece um rápido.

Tentei remediar, limpei a coisa e levantei novamente a vedação, mas esta semana os "senhores da rede" vão lá fazer o trabalho à profissional, como manda a regra, pôr tudo novo outra vez.

A Natureza é forte e soberana, nada a obriga a seguir caminhos por nós traçados, ela é que escolhe. Deixemo-nos de ilusões, não temos força nenhuma.

5 comentários:

  1. na natureza ninguem manda. é terrivel, a anatresa.
    mas o rio beiro fica lindo cheio de água, diz lá?

    ResponderEliminar
  2. Meu amigo!

    Trabalhinho só te fica era bem!! Quem te manda construir em leito de cheia?? Ahh e tal, que não sabia!!

    É por estas e por outras que os Engenheiros do Território são muit importantes! Se por um lado acham que a malta do planeamento é uma chata, porque não deixa construir, depois quando as desgraças acontecem perguntam "Mas porque é que as camaras deixam construir tão perto??"

    Meu amigo, estou solidário contigo! Espero que os teus caninos tenham gozado os momentos de liberdade da melhor forma, quem sabe com um albatroz na boca!! viva a caça aos pombos!!!!!!!!!!!!!! :) :) :)

    ResponderEliminar
  3. O Rio Beiro é liiiiiindo, atão cheio ...

    Os Albatrozes não habitam a minha zona, só mesmo pombos e rolinhas ... os canitos é que se deliciam com as aves, marcham que é uma maravilha.

    Ouve lá, a vedação está a dois metros de altura em relação ao leito da ribera (tem tres de largura) e a dois metros e meio do inicio da inclinação para o leito da mesma. Aquilo é que transbordou ... mas eu gramo dos gajos da câmara, gramo pois.
    Abreijos.

    ResponderEliminar
  4. Joe, parece premonição o que te dizia, sexta-feira, no BB. Até me percorre um sentimento de culpa por ter suspeitado que a vedação não aguentaria a enxurrada! tu contrapunhas "a vedação está a dois metros de altura em relação ao leito da ribera (tem tres de largura) e a dois metros e meio do inicio da inclinação para o leito da mesma, blá, blá!" e isto pára de chover amanhã... - Mas, os gajos do Tempo dizem que é até 2a. f., retorqui eu. Maldita premonição!
    Joe, aguenta a camisola!
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Prontos, desencheu...

    ResponderEliminar

OS COMENTÁRIOS SÃO DA RESPONSABILIDADE DE CADA UTILIZADOR.

Powered By Blogger