Uma coisa do freak do Caeiro que deve ser tomada como referência para os que gozam de ser Portugas.

Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver no Universo ... por isso a minha aldeia é tão grande como outra terra qualquer, porque eu sou do tamanho do que vejo e não do tamanho da minha altura ...

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Sem mortalhas, sem filtros nem alcatrão.

Nestes últimos dias o que mais me chamou à atenção com o resultado de não se poder fumar nos restaurantes e tascas de Portugal, foi o cheiro a gordura e a fritos que ficou a descoberto pela inexistência de fumo. A petinga proibida e o courato frito ainda com carimbo azul, venceram.

Viv’ó negócio do lobby da proibição. Viv’ó tinto carrascão e a bebedeira de cair pró lado; vivãuzizaustores e extractores de fumo não homologados por quem quer que seja vendidos a preço de corno de rinoceronte; viv’ó o negócio das clínicas privadas a inaugurar que vão aturar os stressados que ficaram proibidos de fumar; viv’á nova Lei da Proibição que vai fazer com que o dinheiro nos cofres da Segurança Social “aumente” ... motivo: morte de pensionistas agarrados ao tabaco, proibidos de se automedicarem tabagicamente; viv’ás salas de chuto autorizadas; viv’á proibição de fumar nas prisões (mais uma solução para diminuir o número de presos, os gajos matam-se e esgatanham-se por falta de tabaco e lá vai Portugal para o fim da lista de países com menos presos na cadeias) ...; viv’á ... qualquer dia chamam o Otelo e aplaudem a ideia do animal em meter a malta estranha no Campo Pequeno e abatê-los a tiro, dassssse mais à proibição!!!

Que não se proíba o consumo de álcool que não é preciso ... os nossos jovens deliram com "shots" e a cirrose está à babuja, à porta deles à espera, ninguém proíbe que estes atuns morram rapidamente à pála do álcool, mas cigarrito néribi.

Proíbam tudo o que nos mata lentamente, mas álcool ... esse pode ser vendido e consumido em todo o lado sem quaisquer restrição ... discotecas, casinos, transportes colectivos, etc..

Puta que pariu as leis proibitivas separatistas. Meus amigos, só mete a mão na merda quem quer, não é preciso prová-la para saber o que é, basta cheirar, coisas que se aprendem desde tenra idade. Só lá mete a pata quem quer.

Resta saber se algum socretino sai a ganhar com esta coisa. Será que foi abrupto este impedimento tabágico ou esgalhadamente abraçado para fomentar outra vez uma pseudo-revolução ... sem tiros?! Nada disso pois não?! O povo é sereno e a fera amansa-se com o tempo.

Abreijo-vos.

6 comentários:

  1. Olá!
    Parece-me que a sua interpretação é a tipica dos fumadores egoistas que acham que a liberdade caracteristica dos regimes democraticos dá espaço a que se faça o que se quiser. Existe um limite, tão logico, que certamente deve conseguir ver. Se alguem está a beber um copo ao meu lado, não interfere comigo, nem influencia o meu bem estar. Se alguem está a fumar ao meu lado, o caso já muda de figura. Não só é incomodativo, mas tem efeitos prejudiciais na minha saude. Existem muitas leis que limitam a liberdade pessoal. Se mora numa zona urbana, não pode fazer o barulho que quer, e exemplos como estes existem muitos. La porque portugal é um pais democratico, não lhe dá o direito de fazer o que quiser na sua casa e nos espaços publicos, existem Leis e normas de conduta em todos os aspectos da nossa vida.
    Gostaria de convida-lo a reflectir: o facto de não poder fumar em alguns restaurantes, cafes, discos, etc... não limita a sua liberdade de fumar. Simplesmente, dá liberdade ao outros de não sentir as consequencias do seu egoismo. Voce pode sempre fumar... ninguem o impede.

    Bom dia

    ResponderEliminar
  2. Olá Clara.
    Grato fiquei por saber que leu e deu importância ao que escrevi.
    Não sou fumador, fumador é aquele que depende do cigarro, da marca especifica e só em exaustão e desespero se debruça a uma marca que não a sua.
    Egoísmos ... todos somos, eu sou, adoro ser egoísta, assim valorizo mais as outras coisas.
    Neste campo, o do tabaco, torno-me ainda mais egoísta porque a Lei foi feita só a pensar nos que deixaram de fumar e não fumam, e se tornaram defensores de uma causa perdida à nascença e fazem dela agora a sua bandeira. Sempre se fumou, sempre se conviveu com os não fumadores e em harmonia. Longe vão os tempos em que se alguém quisese ter um isqueiro tinha que ter licença para tal ... nos nossos tempos proibirem uma coisa destas, fumar, sem explicações, sem condições, sem alternativas?!
    Adoro a proibição que proibe o que foi decretadao como proibido, as outras proibições ... creio que será melhor entendê-las como alternativas a alguma coisa, mas proibir, cara amiga, julgo não ser o mais correcto, ainda para mais, sem condições.
    Obrigado pelo post

    ResponderEliminar
  3. Concordo com a Clara !!

    ResponderEliminar
  4. Caro 'Panda',

    Obrigada pela sua resposta. Gostaria de comentar uma frase sua: "Sempre se fumou, sempre se conviveu com os não fumadores e em harmonia." Não creio que esta lei nasceu 'porque sim' para desestabilizar a 'harmonia' que o sr. Panda sente. Eu como, não fumadora que realmente não fuma, posso dizer que para mim não havia nenhuma harmonia. Creio que não sou a unica.
    Sim, é verdade, somos todos egoistas, e principalmente, gostamos de ter a nossa vida moldada as nossas necessidades, mas infelizmente não pode ser assim. As coisas mudam para ir de encontro às necessidades da sociedade que vai mudando.
    Tenho grande amigos fumadores que sentem o mesmo que voce. E continuo a achar verdadeiramente deslumbrante o facto de muitas pessoas não compreenderem que é desagradavel estar a inalar o fumo de um cigarro, bem como o fumo de muitos cigarros, quando estamos num restaurante, café, discoteca). Para alguns é um prazer, para mim é incomodativo. Esta lei veio gerar espaços para as pessoas que querem ter espaços de convivio não fumadores. Existem ainda espaços para fumadores. Ainda este fim de semana estive no bairro alto, e existem muitos bares que são para fumadores. Creio que não se podem queixar. Esta evolução é plenamente natural e é normal encontrar resistencias como a sua que são, apenas, resistencias à alteração do seu estilo de vida. Aconteceu a mesma coisa quando se deixou de fumar nos locais de trabalho! Muita gente achou inadmissivel, retirarem o direito a fumar enquanto trabalham tranquilamente na sua secretária.

    Espero que não se incomode de lhe chamar 'sr. panda', mas não me lembrei de uma alternativa mais original. :-)

    Cordialmente.

    Clara

    ResponderEliminar
  5. Clara,

    Gostei do "sr. Panda". Saiba que dos poucos sítios onde alguém me tratava por Senhor, era por sinal nos restaurantes ... os empregados dirigiam-se a mim e perguntavam: "Boa noite Senhor, posso ajudá-lo ... o Senhor já decidiu", etc etc etc, era bonito. Agora dirigem-se-me através de línguas estranhas ao vocabulário português, mas Senhor é bonito.

    Folgo em saber que tem "amigos" fumadores ... e espero que conviva com eles, nos mesmos locais ... e o Bairro é o Bairro, sempre foi um sítio diferente, para pessoas estarem, a conviver. E sempre se fumou, com e sem fumadores.

    Isto é só mais uma Lei para distrair o povo, quando nos apercebermos do buraco financeiro da segurança social, já ninguém puxa do cigarrito para desanuviar, vai ser tudo resolvido à porrada. Stress. E aí, vai tudo conviver.

    Clara, obrigado.

    ResponderEliminar
  6. Só falta mesmo obrigar, como se faz nos EUA, essa grande nação plural, liberal e outras coisas acabadas em al, os fumadores a irem para o local dos contentores do lixo. Sim porque se forem aos EUA, e estiverem num hotel, não podem ir fumar para a porta do dito (que mau aspecto), têm mesmo que ir para o pé do depósito do lixo! Tenho testemunhas, para os menos crédulos...

    ResponderEliminar

OS COMENTÁRIOS SÃO DA RESPONSABILIDADE DE CADA UTILIZADOR.

Powered By Blogger