Uma coisa do freak do Caeiro que deve ser tomada como referência para os que gozam de ser Portugas.

Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver no Universo ... por isso a minha aldeia é tão grande como outra terra qualquer, porque eu sou do tamanho do que vejo e não do tamanho da minha altura ...

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Não só de Coisas estranhas e verdadeiras vive a malta

Olha aqui, a receita em 4 etapas para a malta que não sabe pesar ingredientes nem tão pouco tem pachorra de esperar muito tempo para fazer bolos ... isso mesmo, bolos.

Aquela coisa de partir ovos e separar as gemas das claras e fazer com que a farinha não crie gorgotos e o açúcar ter que ficar em caramelo e não se fazer isto e depois aquilo é complicado porque aprende-se com a idade e o tempo e sei lá mais o quê ... acabou.

Receita de deixar os mais incrédulos de boca aberta e a salivar, este é o bolo ideal para o homem moderno poder dizer que além de cozinhar bem (como todos nós Homens sabemos), sabe agora fazer doçaria.

Ingredientes desta coisa do panda:

  • 1 iogurte natural (1) (o copo de plástico onde está o iogurte vai servir de
    medida*)
  • 1 medida* de óleo (esse normal para cozinhar dá perfeitamente, nada de extremismos de acidez e cenas do género)
  • 1 colher de sobremesa (rasa) de fermento em pó
  • 2 medidas* de açúcar branco
  • 2 medidas* de polpa de manga (pode se de outra fruta: maracujá, abacaxi, ...)
  • 3 ovos (a casca do ovo é para deitar fora, e os ovos são crús e são de galinha, bem!)
  • 3 medidas* de farinha para bolos (cuidado que algumas já têm fermento, se for o caso, borrifem-se na colher de sobremesa com fermento, só a farinha chega)

Preparação do bolo do panda (quando tiveres a tralha dos ingredientes toda na mesa, acende o forno, o do fogão, isso). Vamos lá começar a coisa .... já puseste o avental? Copinho de vinho cheio em cima do balcão? Ok, 'bora lá então:

  1. Numa taça ou recipiente para o efeito (tigela ou algo parecido) coloca o iogurte (só o conteúdo, o copo vai servir de medida para as outras coisas), o óleo, o açúcar e mexe com uma colher de pau, nada de batedeiras. Basta que fique tudo junto, nada de exageros. Podes dar um gole no copito de vinho;
  2. Juntas agora os ovos (gema e clara, deitas as cascas fora) e mexes de novo. Só mesmo umas voltas bem dadas para envolver a coisa. Mais um golito na vinhaça;
  3. Adicionas a farinha, o fermento e a polpa de manga. Mexes novamente até que a mixórdia toda fique homogénea. Acab com o resto do vinho e enche mais um copito;
  4. Por fim, untas então uma fôrma de buraco (se não souberes o que é isto, pergunta a quem saiba) com manteiga, muito bem untadinha, tooooda untadinha, isso, assim como se estivesses a untar ... isso, e polvilhas com farinha (isto, se não sabes, serve para o bolo não agarrar à fôrma) até cobrir a manteiga toda que está nas paredes e fundo da fôrma. Deitas a mixórdia toda na fôrma e levas ao forno pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos.

Claro está, que convém ver se o bolo está a ficar cozido ou não, para tal, utiliza um palito, desses dos dentes (mas sem ter sido utilizado para tirar os restos da comidinha dos intervalos das próteses), vais picando o bolo e vais vendo (abres o forno, picas o bolo, vês o palito, fechas o forno), quando o palito vier seco (depois de picares algumas vezes o bolo e de abrires e fechares o forno várias vezes também, quando não ficar com nada agarrado, o bolo está feito. Abre a outra garrafa de vinho, retira o bolo da fôrma e deixa o bolo arrefecer. Podes almoçar. O bolo é para o lanche ...

1 - se quisermos dar um toque mais requintado e um pouco mais de sabor á coisa, o iogurte utilizado pode ser já de aromas e com pedaços da fruta cuja polpa vamos utilizar. Bom mesmo é, no caso do abacaxi, em vez de polpa, triturarmos o fruto (sem casca nem caroço como é óbvio) verdadeiro no centrifugador até perfazer a quantidade das duas medidas.

Tá feito, tanta merda que se passa no Mundo e ainda não tinha aqui metido a colherada para um gajo se divertir na cozinha?! Um destes dias digo-vos como faço os meus camarões no forno.

1 comentário:

  1. Um bolo, excelente ideia! É que já quase ninguém faz bolos!...E é uma pena, há algo de muito especial nesse ritual, especialmente se for partilhado, o aroma que se espalha pela casa, o calor que irradia. Não é só um bolo, é um acontecimento, um pretexto de festa!
    Dá para perceber que eu sou do "tempo dos bolos" e não vou desistir deles...
    Já agora, um conselho sobre o palito, para além do que já adiantaste (e que a ASAE agradece), não convém abusar nisso de abre, espeta palito, fecha...é que o bolo pode abater com a diferença de temperatura.
    Bom apetite.
    Fico à espera dos camarões...

    ResponderEliminar

OS COMENTÁRIOS SÃO DA RESPONSABILIDADE DE CADA UTILIZADOR.

Powered By Blogger