Uma coisa do freak do Caeiro que deve ser tomada como referência para os que gozam de ser Portugas.

Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver no Universo ... por isso a minha aldeia é tão grande como outra terra qualquer, porque eu sou do tamanho do que vejo e não do tamanho da minha altura ...

quinta-feira, 6 de maio de 2004

Calendário

Calendário romano. O mês romano-estava dividido em três-períodos iniciados por um dia-principal: as calendas (primeiro-dia do mês), as nonas (quinto dia) e-os idos (décimo terceiro dia). As calendas,-consagradas a Juno, eram o dia do-pagamento das dívidas. “Remeter para-as calendas gregas”-significa adiar indefinidamente,-visto que-os meses gregos não-tinham calendas. O-primitivo ano romano contava com dez-meses, sendo Março o primeiro. Em 46-a. C., Júlio César introduziu em Roma-um calendário solar que recebeu o seu-nome.

Como o ano civil definido neste-calendário não coincidia com o ano-real, a diferença era compensada pela-introdução de um dia suplementar de-quatro em quatro anos (entre os dias 24 e-25 de Fevereiro), dia esse designado por-bis sextus dies ante calendas Martii, que-deu origem aos anos bissextos. Tais foram-os princípios do calendário juliano, estabelecido-com a cooperação do astrónomo-grego Sosígenes, que transferiu também o-início do ano civil para Janeiro. (...)-Calendário gregoriano (1582).

O calendário-actualmente em uso é o calendário do-calendário juliano (romano). Esse aperfeiçoamento-ou correcção consistiu em-suprimir 3 dias em 400 anos, passando-os anos seculares a ser bissextos apenas-quando divisíveis por 400 (1600, 2000,-2400, 2800, etc.). Deste-modo, mantém-se-apenas um desfasamento-de 25 s por ano-(1 dia em 3300 anos). O-calendário gregoriano aceite logo pelos-países católicos só o foi pelos Estados protestantes-no século XVIII, pelo Japão em-1873, pela China em 1914, pela Rússia em-1918 e pela Turquia em 1927. Os nomes dos-meses provêm do calendário juliano (romano),-que começava em Março:

Janeiro-(Januarius, do deus Jano),
Fevereiro-(Februarius, da festa das Fébruas)
Março-(Martius, de Marte, deus da guerra)
Abril-(Aprilis, de aprire, por ser o tempo do rebentar-das árvores)
Maio-(Maius, mês da-deusa Maia)
Junho-(Junius, mês da deusa-Juno)
Julho-(Julius, em honra de Júlio-César)
Agosto-(Augustus, em homenagem-ao título de “augusto” dado ao imperador-Octávio)
Setembro-(September, por ser o-sétimo mês),
Outubro (October, por ser o-oitavo mês)
Novembro (November, por-ser o nono mês)
Dezembro (December,-por ser o décimo mês).

*****

Sem comentários:

Enviar um comentário

OS COMENTÁRIOS SÃO DA RESPONSABILIDADE DE CADA UTILIZADOR.

Powered By Blogger