Uma coisa do freak do Caeiro que deve ser tomada como referência para os que gozam de ser Portugas.

Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver no Universo ... por isso a minha aldeia é tão grande como outra terra qualquer, porque eu sou do tamanho do que vejo e não do tamanho da minha altura ...

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Direitos humanos direitos

Qual a pontuação que deveríamos utilizar nesta tão curta mas significativa expressão?

O hiato da pontuação ou síncope de uma preposição na língua portuguesa pode ter a sua vertente dualista no entendimento ou captação da mensagem. Como poucas línguas o podem permitir, sei que não é uma questão que me assalte a consciência, pois eu tenho a certeza de onde apor a acentuação e a pontuação considerada a correcta.

Optamos alguns por apregoar pelos direitos dos humanos, ou, tão só, enveredamos pelo histerismo altruísta e fazemo-nos de atrasados mentais e borrifamo-nos para a causa principal: quem tem o direito a ter direito a direitos? A causa subjacente, é o poder do humano em discernir quem é que atribuí a quem o poder de conceder direitos, sem nos preocuparmos com a base e o ser do saber que é, conseguir definir que tipo de humanos terá direito ao direito de se defender com os apelidados Direitos Humanos.

Vejamos: matei, fui julgado, fui preso. Pronto! Terei perdido os meus direitos como ser humano?! Serei um humano sem direito?! Como humano criminoso, terei direito de fazer o que eu considere direito?! Terei jamais o direito de exigir seja a quem for o que for como um ser humano de direito?! Porra, e as vítimas?! Que direitos terão?! Enfim, são valores que para os discutir temos que usufruir da plenitude de um estado de direito e podermos assim fazer política, que tão só é, conversar e dialogar. Mesmo assim, direitos humanos para quem?

Acredito que só para Humanos direitos. Mas que direito ... a pontuação do Humano que decida.

Powered By Blogger